quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Guru- Jim Collins



Jim Collins um americano consultor empresarial, autor e palestrante sobre o tema da sustentabilidade e crescimento. Jim Collins freqüentemente contribui para a Harvard Business Review, Business Week,
Fortune e outras revistas, jornais, etc. Ele também é o autor de vários livros, como Built to Last.


Collins começou sua carreira docente e de pesquisa na faculdade Stanford University Graduate School of Business, onde recebeu o prêmio Distinguished Teaching em 1992. Em 1995, fundou um laboratório de gestão em Boulder, Colorado, onde ele agora conduz pesquisas e ensina executivos dos setores empresarial e social. Durante esse tempo, Collins tem servido como um executivo sênior da CNN International, e também trabalhou com organizações do sector social, tais como: Johns Hopkins Medical School, o Girl Scouts dos EUA, da Rede de Liderança das Igrejas, da Associação Americana de K- 12 Superintendentes School, e a United States Marine Corps .


Jim Collins tem sido considerado um dos consultores mais respeitados da atualidade. Dois de seus livros merecem destaque especial. Empresas Feitas Para Vencer é um livro muito interessante por usar o processo inverso dos livros tradicionais: ir da prática para a teoria. Collins estudou 11 empresas que cresceram mais que a média do setor em que estavam e identificou as características em comum que proporcionaram o sucesso. Recentemente, Abílio Diniz, presidente do conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar, após ler o livro, levou todos os seus executivos para um curso com Collins nos USA e promoveu várias mudanças na empresa. Como algumas das empresas citadas tiveram problemas na crise americana, Collins escreveu um outro livro, Como As Gigantes Caem, mostrando que mesmo empresas excelentes podem cair se descuidarem de seus valores.


 “Um dos elementos que fazem com que uma empresa deixe de ser boa para ser excelente é a liderança. Em nossa pesquisa, vimos que os líderes de nível mais alto, o nível 5, foram os que geraram resultados de longo prazo.
Os líderes nível 5 têm humildade. São os melhores. Eles superam os nível 4, que são bons, mas não são humildes. A ambição que eles possuem não é acerca deles próprios. É para a companhia. Eles se vêm como secundários, submetem-se a uma causa maior, que é a companhia. Combinam humildade com resultados furiosos. Essa foi uma conclusão empírica. E uma surpresa. Os que se destacaram foram, muitas vezes, os desconhecidos. E há um dado curioso: 99% deles vieram de dentro da companhia.
É gente como Darwing Smith, que dirigiu a Kimberly-Clark, ou Colman Mockler, que transformou a Gillette. Smith tomou a difícil decisão de vender as fábricas centenárias da companhia. Ele tinha vindo de lá. E tinha acabado de ter um câncer. Pôs de lado a si mesmo e disse: se você tem um câncer no braço, tem de cortá-lo fora. Isso é um líder nível 5. Não importa quão dolorida, difícil ou sofrida seja a ação. O segredo é cortar o próprio braço, se for necessário. É demitir o próprio irmão, se a empresa for familiar.
Ser carismático é perigoso. É mais difícil atingir a excelência sendo carismático. Esses líderes tendem a convencer as pessoas por sua habilidade pessoal, e não por argumentos lógicos ou racionais. Isso é uma desvantagem.
Mas minha leitura pessoal é que os executivos nível 5 são aqueles que fazem as empresas crescer e atingir mais sucesso que eles próprios. E a empresa tem de continuar a apresentar excelentes resultados por 15 anos.”

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